segunda-feira, 8 de agosto de 2011

H.P. Lovecraft, Os Grandes Antigos e Cthulhu. - Cthulhu Mythos


Kthulhu - Cena do filme 'La Herencia Valdemar'

Depois de assistir os maravilhosos filmes 'LA HERENCIA DE VALDEMAR I e II'( que postarei para download em breve) eu me senti empolgado em retonar no tempo em meados de 2004 quando conheci pela primeira vez Cthulhu & Cia. Umas das coisas que mais me fascinou foi ter encontrado la por meados de 2004 um tal 'Necronomicon', me senti tendo encontrado a 'arca perdida'. A internet no inicio dos anos 2000 não era la essas coisas por aqui, muitos grimórios e livros 'proibidos' falando sobre coisas 'ocultas' eram bem raros e quase todos ainda em inglês. Ter descoberto o mitos de tais entidades interdimensionais envolta em toda uma mitologia bem obscura foi sensacional, só se compara quando encontrei uma das primeiras traduções de 'Goetia' disponíveis na internet algum tempo antes. Mesmo hoje sabendo que os mitos tal como são contados não correspondem de fato a coisas que aconteceram - ou não aconteceram na época citada ou da forma citada-, continuo fascinado... pois os mitos de Cthulhu são uma releitura fascinante de muitos mitos/arquétipos, como o mago Kenneth Grant bem fala em sua obra 'Nightside of  Eden' H.P. Lovecraft captou conceitos da própria constituição do universo, neste caso, do lado sombrio e caótico.
Abaixo um texto fascinante do site http://www.sitelovecraft.com sobre o mundo criado/recriado/captado por H.P. Lovecraft o pai do Alienigena/deus polvo mais Pop dos últimos tempos!


Mitos de Cthulhu
   
    A Fabulosa e Vasta Correspondência de Howard Phillips Lovecraft
    Como vocês leram brevemente na biografia de H.P. Lovecraft deste site, ele mantinha um volume grande de correspondência. Chegou a trocar entre 60.000 à 100.000 correspondências ao longo de sua vida e destas cartas preservam-se hoje em torno de apenas 10%. Certamente Lovecraft figura-se até hoje em umas das pessoas que mais escreveu cartas em toda a história.
    Nem todos que com Lovecraft se correspondiam eram amigos seus pessoais, mas entre seus amigos mais próximos podemos falar de: Robert E. Howard (seu grande amigo), Robert Bloch, Clark Ashton Smith, August Derleth, Frank Belknap Long (outro grande amigo), Henry Kuttner e E. Hoffman Price na minha opinião, entre outros.
     A Formação dos Mitos de Cthulhu
    Embora Lovecraft nunca tivesse grande reconhecimento em vida ele atraiu a admiração de muitos dos escritores que com ele se correspondiam (inclusive alguns até estabelecidos como Clark Ashton Smith). As obras que atraiam estes escritores tinham uma qualidade literária impar se aproximando dos escritos de Poe e estavam realmente muito longe do que seria por assim dizer 'popular', embora quase sempre fossem tratadas como tal. O terror de monstros e vampiros para Lovecraft era batido, ele achava que a forma máxima do terror seria o terror cósmico-científico de forte conotação psicológica - o chamado terror psicológico, onde a ambientação é que conduz ao clima assombrado e onde elementos como angustia, depressão, sofrimento e suicídio são determinantes.
    Foi esta proposta literária e o desenvolvimento tenro de uma mitologia fantástica (alguns não consideram o termo 'mitologia', pois foi algo criado), envolvendo seres monstruosos e histórias antigas, grimórios e localidades fictícias da Nova Inglaterra que atraiu a atenção destes escritores. Utilizando palavras do próprio Lovecraft, "as efabulações sobre temas mundanos e o lugar-comum não satisfazem as mentes mais criativas e sequiosas de novos estímulos". O trabalho de Lovecraft não serve para agradar às massas nem ao cidadão comum, mas apenas a um grupo mais restrito de admiradores que não se contentam com os enredos banais do dia-a-dia. Abdicando do lucro fácil que certamente teria atingido se utilizasse o seu gênio na produção de romances comerciais (ele abominava a escrita comercial), Lovecraft deixou-nos um legado espantoso de visões fantásticas e universos assombrosos. Na verdade este gênero já havia sido explorado por Lord Dunsany (idéias mitológicas), e por William Hope Hodgson (que escrevia sobre terror marinho), mas o que fez Lovecraft foi dar uma singular propriedade a este novo tipo de horror que até então não existia - pelo menos não daquela forma. É esta mitologia fantástica que foi denominada como "Os Mitos de Cthulhu".
    A Divisão da Obra Lovecraftiana
    Podemos dividir a obra de Lovecraft em três temas centrais:
1) Histórias sobre a Terra dos Sonhos ou "Dreamlands" (ver histórias sobre Randolph Carter).
2) Histórias típicas de terror (por exemplo o conto "A Arvore").
3) Histórias sobre o mito de Cthulhu (por exemplo o conto "Nas Montanhas da Loucura e "O Chamado de Cthulhu" - obras essências sobre o panteão mitológico).
    É importante esta divisão para não acharmos que Lovecraft escreveu apenas sobre os mitos. Outro ponto a considerar é que tais histórias são contos independentes entre si, mas guardando relações. Então, mesmo em histórias sobre Randolph Carter não é incomum encontrarmos referências aos Antigos ou ao próprio livro negro Necronomicon.
     O Termo "Cthulhu"
     Este termo "Cthulhu Mythos" foi a concepção de August Derleth (amigo e grande admirador de Lovecraft, que trouxe primeiramente HPL até nós com a editora Arkham House), após a morte de HPL, pois segundo ele no conto "The Call of Cthulhu" (1926), foi a primeira vez que os mitos foram apresentados de forma mais coerente e abrangente. Este termo é contestado haja vista "Cthulhu" não ser a principal deidade do panteão.
    É importante dizer aqui que este termo "Cthulhu" é pronunciado comumente como "kuh-THOO-loo" (em português soa algo como "ku-thu-lu", pronunciado rapidamente) por causa da pronuncia indicada no livro do famoso RPG de nome "Call of Cthulhu" da Chaosium. Entretanto, existem vários estudantes sérios de Lovecraft que preferem a pronúncia como “Cloo-loo”, justificando suas teses em referências dos contos do autor. Fora isto a discussão se estende e encontramos ainda uma série de pronuncias diferentes, mas que na prática nada, ou muito pouco, acrescentam ao termo. O próprio Lovecraft brincava com seus amigos escritores pronunciando hora de uma forma outra de outra.
   A Formação do Círculo de Lovecraft
   Não foi apenas Lovecraft que começou a desenvolver estes tipos de histórias, mas junto a ele aqueles correspondentes que falamos também criavam suas histórias e seus deuses, é por exemplo de autoria de Frank Belknap Long a entidade de nome "Chaugnar Faugn", que foi incorporada aos mitos. O trabalho de Lovecraft atraiu um grupo considerável de escritores, que começaram a corresponder-se com ele e entre si. Nascia o Lovecraft Cyrcle, “fundado” pelo próprio Lovecraft e dois escritores consagrados: Clark Ashton Smith e Robert E. Howard (criador de Conan – o Bárbaro). Jovens e talentosos escritores como August Derleth, R.H. Barlow, Frank Belknap Long e Robert Bloch (que viria a escrever mais tarde o conto que inspirou o filme “Psicose”) juntaram-se também ao círculo, e todos contribuíram com o seu trabalho para enriquecer "Os Mitos de Cthulhu" publicando principalmente na revista pulp Weird Tales. "Era uma espécie de jogo", que todos levaram muito a sério, como comentou certa vez Robert Bloch. Criou-se centenas de histórias sobre os mitos.
    Weird Tales
    A Weird Tales é ainda em 2009 nome de uma revista pulp norte-americana de horror, do gênero literatura fantástica, onde foram publicadas as primeiras histórias do mito de Cthulhu. Sediada em Chicago por J.C. Henneberger, um ex-jornalista com interesse pelo macabro, a Weird Tales foi publicada pela primeira vez em março de 1923. Edwin Baird foi o primeiro editor da revista, com Farnsworth Wright como assistente.
    Baird terminou sendo substituído por Farnsworth Wright após catorze edições. Wright (que sofria de Mal de Parkinson) deu à Weird Tales uma identidade única, publicando histórias e contos de H.P. Lovecraft, bem como as histórias de Seabury Quinn, personagem de grande sucesso criado por Jules de Grandin. Outro contribuidor de grande nome foi Robert E. Howard, cujas histórias de Conan, entre outras, gozavam de imensa popularidade. Durante sua carreira como editor, Wright também abriu as portas para outros artistas como Robert Bloch e Clark Ashton Smith, até sua aposentadoria em março de 1940. Wright morreu pouco depois, em junho do mesmo ano.
    A Weird Tales esteve em meio a batalhas financeiras durante toda a vida, e, como a maioria das revistas pulp, incluindo a lendária publicação de romance policial Black Mask, sofria com a competição de revistas em quadrinhos, novelas de rádio e, pouco depois, de livros em paperback. Depois da morte de Lovecraft no final dos anos 1930, e da aposentadoria de Wright a Weird Tales tomou um direcionamento diferente, resultando em seu declínio constante, até que finalmente fechou suas portas, em setembro de 1954, com um total de 279 lançamentos. Sob o trabalho editorial de Dorothy McIlwraith, os anos finais da revista distinguiram-se por uma cheia de novos talentos, incluindo figuras de porte como Robert Bloch, Manly Wade Wellman, Fritz Leiber, Henry Kuttner, C. L. Moore, Theodore Sturgeon, Joseph Payne Brennan e Margaret St. Clair, além de trechos ocasionais de Lovecraft, nunca terminados pelo autor mas completados por outros escritores, e estilos lovecraftianos escritos por August Derleth.    Após diversas ressurgências de vida curta, incluindo quatro publicações no começo de 1970 - editadas por Sam Moskowitz e publicadas por Leo Margulies - Robert Weinberg e Victor Dricks compraram o título após a morte de Marguiles, licenciando uma série de quatro antologias em paperback cobrindo os anos de 1981 a 1983, editada por Lin Carter. A Weird Tales ainda reviveu sob a licença dos editores George H. Scithers, John Gregory Betancourt e Darrell Schweitzer em 1988, começando pelo número 290. A revista, de vida nova, gozou de razoável sucesso comercial (levando-se em consideração o universo de revistas de fantasia), trazendo à luz os trabalhos de escritores contemporâneos como Tanith Lee, Brian Lumley e Thomas Ligotti. A Weird Tales tornou-se parte da DNA Publications por vários anos, até que em 2005 foi vendida à Wildside Press (propriedade do antigo co-editor John Gregory Betancourt), que transformou a revista numa publicação bimensal. Betancourt, Scithers e Schweitzer continuam até hoje como co-editores.
     Os Mitos de Cthulhu - parte I (introdução)
    Estes contos da Weird Tales e outras revistas do gênero se centravam em um grupo de entidades transdimensionais e extraterrestres que serviram como deidades ao homem primitivo. Lovecraft escreveu que "Cthulhu" e os "Grandes Antigos" (Great Old Ones), como ele chamou os deuses alienígenas, vieram de estrelas escuras. Alguns viveram em um planeta que ele chamou de Yuggoth e identificou nos anos trinta com o planeta recentemente descoberto, Plutão.

    Em "The Call of Cthulhu", Lovecraft dispôs os fundamentos de seu conceito mitológico. Ele disse que há muitos milênios atrás, os Grandes Antigos vieram de outros planetas e estabeleceram residência na Terra. Quando as estrelas estavam em posições erradas eles não podiam viver, assim eles desapareceram sob o oceano pacífico sul ou voltaram aos seus mundos de origem onde usaram poderes telepáticos, muitas vezes em sonhos para comunicar-se com o homem. Tema central ao mito de Lovecraft, os Antigos formaram um culto e uma religião que adorava os aliens como deuses. Nas histórias, os Antigos pairam a meio caminho entre puros extraterrestres e verdadeiros deuses, como requer o enredo. Em seu romance "
Nas Montanhas da Loucura", ele escreveu que uma espécie dos Antigos criou o homem para servi-los, iniciando as primeiras civilizações humanas: Atlântida, Lemuria e Mu.

    Lovecraft usou as mitologias suméria, egípcia e grega como base para os seus semi-deuses monstruosos. Ele disse que seu deus-mensageiro Nyarlathotep era um membro do panteão egípcio - a própria esfinge ou um grande faraó. Ele identificou o peixe-deus fenício Dagon (anteriormente Oannes) como o próprio Grande Cthulhu, e assim se tornou a primeira pessoa a ligar extraterrestres a religiões antigas. É interessante notar que Dagon (figura ao lado de autoria de Jeff Remmer), é muitas vezes citado na Bíblia Sagrada nas seguintes partes para quem quiser conferir: Juízes 16:23 ("Então os chefes dos filisteus se ajuntaram para oferecer um grande sacrifício ao seu deus Dagon, e para se regozijar; pois diziam: Nosso deus nos entregou nas mãos a Sansão, nosso inimigo"). Samuel 5:2-7 ("2- Tomaram os filisteus a arca de Deus, e a colocaram na casa de Dagon, e a puseram junto a Dagon. 3- Levantando-se, porém, de madrugada no dia seguinte, os de Asdode, eis que Dagon estava caído com o rosto em terra, diante da arca do SENHOR; e tomaram a Dagon, e tornaram a pô-lo no seu lugar. 4- E, levantando-se de madrugada, no dia seguinte, pela manhã, eis que Dagon jazia caído com o rosto em terra diante da arca do SENHOR; e a cabeça de Dagon e ambas as palmas das suas mãos estavam cortadas sobre o limiar; somente o tronco ficou a Dagon. 5- Por isso nem os sacerdotes de Dagon, nem nenhum de todos os que entram na casa de Dagon pisam o limiar de Dagon em Asdode, até ao dia de hoje. 6- Porém a mão do SENHOR se agravou sobre os de Asdode, e os assolou; e os feriu com hemorróidas, em Asdode e nos seus termos. 7- Vendo então os homens de Asdode que assim foi, disseram: Não fique conosco a arca do Deus de Israel; pois a sua mão é dura sobre nós, e sobre Dagon, nosso deus."), e Crônicas 10:10
("Puseram as armas dele na casa de seus deuses, e pregaram-lhe a cabeça na casa de Dagon."). Outra coisa a falar é que chegaram mesmo a criar no mundo real uma espécie de religião de culto esotérico a Dagon.
    Cthulhu é uma criação do próprio Lovecraft de que falarei mais adiante, e que aparece naquele que é provavelmente o seu conto mais conhecido, “The Call of Cthulhu”. Entretanto Lovecraft nunca alegou que suas histórias eram qualquer coisa além de ficção, embora fizesse parecer ser as mesma muito reais (ver a "História do Necronomicon"). Cada conto escrito por Lovecraft e seus seguidores constituía mais uma peça para enriquecer a imagem geral do que são os mitos. A melhor forma de os conhecer é obviamente pela leitura desses mesmos contos, mas tentarei dar uma idéia geral. Mas, o por que de tentar dar esta idéia geral, vocês devem estar se perguntando ao ler este site? Bem, a resposta é simples é para que vocês ao lerem a obra de Lovecraft pela primeira vez (como suponho que muitos o façam ao baixar os contos que transcrevi para o formato ebook neste site), vocês não pensem que o conto é um todo quando na verdade faz parte de um conjunto complexo. Foi apenas para dar uma noção que fiz esta seção neste site, tentar sistematizar toda a mitologia como tentou fazer Derleth só conduzirá a dados incompletos e críticas (como ele mesmo foi vítima na época). Vou tentar explicar melhor: Derleth, outros escritores e sites na web posteriormente, tentaram sistematizar algo meio que inconcebível, foram mais de centenas de contos de diversos autores o que já complicaria muito as coisas. Mas, se nos concentrarmos mais nos trabalhos de Lovecraft que foi seu grande e inicial idealizador para uma boa sistematização? Bem, isto também não seria bom, pois muitos dos temas que ele trabalhava também tiveram contribuição de outros ou mesmo vieram da troca de idéias e muitas das origens de determinado ponto da mitologia para ser corretamente catalogado deveriam partir para um grande pesquisa seja em contos deste autor ou de qualquer um dos outros que também trabalharam o tema. Entendem? Outro aspecto que dificulta uma sistematização é o fato de que Lovecraft nunca imaginaria que iriam dissecar tanto sua obra, e alguns dos relatos referentes aos mitos de um conto para outro seu tem pequenas diferenças. O exemplo claro disto é como é referido Nyarlathotep de um conto para outro. Aliás, acho que o próprio H.P. Lovecraft fazia algumas coisas de propósito. E o que falar então de contos que se seguiram após a morte de HPL, fariam ou não parte dos mitos? É conhecido que escritores com Stephen King,Clive Barker e Ramsey Campbell já escreveram histórias cthulianas ou mesmo inspiradas nelas, poderia classificar possíveis novos termos na mitologia cthuliana? É algo a discutir e algo que ainda mais dificulta uma sistematização.
    A melhor forma de entender a mitologia e ter acesso a ela é ler as obras de Lovecraft e também, se possível, dos outros autores dos mitos. A editora Chaosium, Arkham House e Penguim Books tem muitas destas obras para venda em formato impecável. Fora isto, alguns contos que já foram publicados no Brasil são a base da mitologia citando alguns: "O Chamado de Cthulhu", "Nas Montanhas da Loucura", "O Horror de Dunwich", "Um Sussurro nas Trevas", etc.
    Continuando a falar do mitos é possível dizer que é constante ao longo de todas as histórias a idéia de que a humanidade e o nosso planeta são uma “concha” de sanidade mental, imersa num universo completamente alienado, povoado por criaturas e raças poderosas, deuses estranhos e regido por leis completamente insondáveis e divergentes das leis naturais que conhecemos. Um homem exposto a esta realidade tem tendência a enlouquecer. A sanidade mental é vista como uma cortina que nos protege da realidade, permitindo que as sociedades humanas subsistam como as conhecemos, alheias à estranheza do universo que as rodeia. O personagem principal nas histórias de Lovecraft é tipicamente um cientista, investigador ou professor universitário que se vê confrontado das mais diversas formas com esta terrível realidade. Lembraram-se do filme Matrix? Pois, é acho que muito do que eles "criaram" com certeza tem como base os trabalhos de Lovecraft e Lord Dunsany ou mesmo, mais recentemente do artista de quadrinhos Grant Morrison criador dos "Invisíveis", que alias chegou a processar os produtores do filme Matrix. Fiquei sabendo a pouco do trabalho deste artista e a pouco também procurei na minha cidade uma loja de HQ´s e pude comprovar falando com alguns e lendo algumas coisas que realmente o que propuseram no filme Matrix, e que causou sucesso, de novo não tem nada.
    Outra idéia de base importante é a de que a maioria dos cultos e religiões humanas das mais diversas épocas e regiões do globo, sendo aparentemente dispersas, representem imagens distorcidas e por vezes complementares da verdadeira natureza do cosmos. Segundo a Mitologia de Cthulhu, diversas raças e entidades superiores teriam habitado a terra antes do homem, e diversas o farão depois que humanidade desaparecer. Algumas destas entidades superiores (como o próprio Cthulhu), dado o seu ciclo de vida inimaginavelmente longo, e a sua supremacia física e intelectual sobre o homem, são facilmente confundíveis com deuses. Cultos primitivos terão aparecido para adorar estes pseudo-deuses. Muitas das histórias dos mitos especulam sobre a subsistência desses cultos na atualidade, as suas atividades obscuras e as suas motivações incompreensíveis, criando um ambiente extremamente tenso e paranóico (ver "The Call of Cthulhu").
        Seguidamente irão ser descritos alguns elementos-chave dos mitos. Não sendo uma lista de forma alguma exaustiva,  ela pretende apenas dar uma idéia geral do ambiente. Nas descrições que se seguem, e por comodidade, fatos completamente fictícios irão ser descritos como reais. Lovecraft escreveu contos sem uma ordem cronológica específica, de forma que o conjunto compõe a mitologia, seja a partir de suas criações ou de elementos do círculo. 
   
Criação Referências
 Azathoth

 (“The Dream-Quest of Unknown Kadath”, “The Whisperer in Darkness”, “The Dreams in the Witch House”).
 Hastur
 ("The Whisperer in Darkness”). Lovecraft tomou este termo emprestado de Robert W. Chambers, que por sua vez já havia tomado emprestado de Ambrose Bierce.
  Shub-Niggurath
("The Last Test", "The Dunwich Horror", "The Mound", "Medusa’s Coil", "The Horror in the Museum", "The Thing on the Doorstep", "The Diary of Alonzo Typer", "The Whisperer in Darkness", "The Dreams in the Witch House", "The Man of Stone").
  Yog-Sothoth
 ("The Case of Charles Dexter Ward", "The Dunwich Horror", "The Horror in the Museum", "Through the Gates of the Silver Key").
 Tsathoggua
 ("The Mound", "The Whisperer in Darkness", "The Horror in the Museum"). Este termo é de criação de Clark Ashton Smith.
 Shoggoths
 ("Sonnet XX, “Night Gaunts” in Fungi from Yuggoth, 1929-30","At the Mountains of Madness", "The Shadow Over Innsmouth", "The Thing on the Doorstep").
  Nyarlathotep
 ("Nyarlathotep","The Dream-Quest of Unknown Kadath","The Dreams in the Witch House","The Haunter of the Dark").   
  Night-gaunts
 ("The Dream-Quest of Unknown Kadath").
  Elder Things
   ("At the Mountains of Madness").
 Chaugnar Faugn
  ("The Horror in the Museum").
   Mi-Go
("The Whisperer in Darkness").
 Great Race
 ("The Shadow Out of Time").
 Ghouls
 (“Pickman’s Model”
   Deep Ones
 ("The Shadow Over Innsmouth").
    Dagon
 ("Dagon", "The Shadow Over Innsmouth").
   Cthulhu
 ("The Call of Cthulhu").
 
       Azathoth
    Origem do nome: do árabe Izzu Tahuti, que significa “poder de Tahuti”, provavelmente uma alusão à divindade egípcia Thoth.
    Azathoth (figura acima de autoria de Keith Austin), é o “Sultão Demoníaco”, o mais importante dos deuses exteriores. Fisicamente é uma massa gigantesca e amorfa de caos nuclear, sendo incrivelmente poderoso mas completamente desprovido de inteligência. A sua “alma” é Nyarlathotep, o mensageiro dos deuses. Azathoth passa a maior parte do tempo no centro do universo, dançando ao som de deuses menores flautistas. A maior parte das suas aparições em locais diferentes deste estão relacionadas com catástrofes gigantescas, como é o caso da destruição do quinto planeta do sistema solar, que é hoje o cinturão de asteróides.
       Nyarlathotep
    Origem do nome: do egípcio Ny Har Rut Hotep, que significa “não existe paz na passagem”.
    Nyarlathothep é a alma e o mensageiro dos deuses exteriores. É o único deles que tem vindo a travar contatos com a humanidade, mas os seus objetivos são imperscrutáveis. Possui um inteligência inimaginável e um sentido de humor mórbido. Consegue adotar centenas de formas físicas distintas, podendo parecer um homem vulgar ou uma monstruosidade gigantesca. Especula-se que um faraó obscuro da IV Dinastia do Egito dinástico fosse Nyarlathotep “em pessoa”. A própria esfinge seria uma representação em tamanho natural de uma outra forma de Nyarlathotep. Foi o único que, com suas astúcia, escapou do castigo general, e conspira para o retorno dos seus companheiros.
      Cthulhu
    Origem do nome: Deterioração pelos gregos da palavra árabe Khadhulu, que significa “aquele que abandona”. No Alcorão existe a seguinte passagem: 25:29 - “Para a Humanidade Satan é Khadulu”.    O mais conhecido dos Great Old Ones e das criações de Lovecraft é Cthulhu um ser gigantesco e vagamente humanóide, com asas e tentáculos de polvo na boca. Chegou à terra milhões de anos antes do aparecimento do homem e povoou-a com a sua raça de Deep Ones, seres humanóides anfíbios. Construiu a gigantesca cidade de R’lyeh (figura ao lado, no trabalho de John Coulthart), onde é hoje o oceano pacífico sul. Daí comandou o seu império, até ao dia em que as estrelas atingiram um alinhamento que o obrigou a entrar em letargia. Cthulhu dorme na sua cidade entretanto submersa por água, aguardando o dia em que a posição das estrelas lhe permita voltar à vida e de novo reinar sobre a Terra. Cthulhu é capaz de comunicar por sonhos enquanto dorme, influenciando alguns seres humanos mais sensíveis durante o sono. Diversos cultos tentam apressar o seu regresso, mas ele próprio não parece ter muita pressa. Especula-se que esta longa hibernação seja uma característica normal do seu estranho ciclo biológico.
      Yog-Sothoth: é o veículo do caos, a manifestação exterior do caos primitivo. As três figuras abaixo são de autoria magistral de Patrick McEvoy.
       Hastur: a manifestação da voz a força do caos.
    Shub-Niggurath: é o único com representação definida e humanamente acessível, é o poder dos "Grandes Antigos" manifestado na esfera terrestre, vulgarmente o deus das feiticeiras nos sabás. Fora isto em nosso planeta e em outras dimensões do espaço-tempo existem espécies de monstros associados a isto e grupos de adoradores humanos cujo propósitos é despertar a estes entes extraterrestre. Três destas raças são os Cães de Tindalos, os necrófagos de Ghouls e os adoradores de Dagon na cidade de Innsmouth.
 
Outros elementos presentes na mitologia:
- Arkham
    Trata-se duma pequena cidade universitária perto de Boston, na Nova Inglaterra (figura a esq., ilustração de Batman Arkham Asylum). Atravessada pelo rio Miskatonic, é nela que vivem muitos dos heróis das histórias de Lovecraft. Aliás, a  Miskatonic University é palco de muitas de suas aventuras. Fundada por pioneiros ingleses da colonização do continente americano, Arkham é assombrada pelas memórias do tempo das bruxas de Salem e dos ritos sombrios. Alguns dos sótãos desta cidade ocultam ainda hoje segredos terríveis.
 
- Innsmouth
    Pequena cidade portuária onde viveriam os Depp Ones, seres anfíbios e servidores do grande deus Dagon. A cidade foi dominada e aos poucos a população foi tomando forma marinha, além de atraírem outros para o lugar amaldiçoado.
    A primeira vez que esta cidade foi mencionada foi no conto "Celephais" de 1920. Segundo consta Innsmouth ficaria no Estado de Massachusetts. Acredita-se que esta seria uma versão para o mito de Cthulhu da cidade de Newburyport, que também fica localizada neste Estado citado.
 
- Fungos de Yuggoth
    Ainda antes da descoberta oficial de Plutão, o último planeta do sistema solar, já Lovecraft escrevia sobre Yuggoth (figura ao lado de Jefe de la uml), um pequeno planeta sólido com a sua órbita exterior à de Neptuno. Yuggoth é a terra natal de uma raça de criaturas terríveis, os Fungos de Yuggoth, que são seres insectóides da dimensão de um homem com a capacidade de voar através do vácuo inter-planetário, e donos de uma tecnologia incrivelmente avançada. Os Fungos de Yuggoth vagueiam por todo o sistema solar, incluindo a Terra, com propósitos desconhecidos.
 
- Miskatonic University
    Palco de muitas histórias e de pesquisadores interessados no além. Acredita-se ter sido inspirada, ou ser a própria Brown University. Local onde estaria uma das cópias do livro maldito Necronomicon.
 
- Elder Sign
   'Simbolo Antigo', utilizado pelos seguidores de Cthulhu.
 
 - Necronomicon
  Necronomicon (cena abaixo da série de filmes "Evil Dead"), quer dizer "nominação dos mortos" (Nomicon= ato de dar nome, Necro= mortos), melhor traduzindo, "Livro dos Nomes Mortos". As civilizações da Idade do Bronze (Antigo Egito, Mesopotâmia, Hittitas, etc...) tinham como costume escrever suas práticas funerárias em "livros" (papiro ou tábuas de cerâmica), junto com magias relativas aos mortos e invocações de deuses da morte ou do sobrenatural. Estes livros eram chamados pelos gregos de Necronomicon. Provavelmente H.P. Lovecraft tirou dai o nome de seu infame volume, este sim concebido.  (nekros, mortos, corpo, cadáver, defunto);  Grego  - e outras variantes (onyma, nome)  ou do Latin nomen (nome). A origem da primeira palavra é certa, já há quanto a segunda uma discussão de ser grega ou latim, sendo mais provável latim. O nome Necronomicon também aparece em livros de arqueologia, ocultismo e história referentes a práticas funerárias da Antiguidade, dai a grande questão se embora acredita-se que Lovecraft tenha o criado, quem realmente tem a certeza disto, pelo fato desta denominação ser anterior ao próprio Lovecraft?. A despeito do sonho do qual Lovecraft o concebeu (para maiores referências ver Selected Letters V 1934-1397. Sauk City, WI: Arkham House, 1976, 418p - onde HPL revela numa carta que concebeu o livro a partir de um sonho. Se você quer ter um Necronomicon em casa, corra na livraria e compre o "Livro dos Mortos do Antigo Egito", "Livro dos Mortos Celta" e o "Livro dos Mortos do Tibet", mas se você não achar Lovecraft neles, não me culpe, eles foram escritos a pelo menos 5.000 anos antes de Lovecraft nascer.
 
     Inspiração para a criação do livro
É bem pouco provável que, ao conceber a idéia  do livro Necronomicon,  Lovecraft tivesse imaginado o impacto que iria causar no meio esotérico, místico e religioso do futuro, principalmente com o advento da web. As discussões a respeito da existência real ou imaginária do livro se estendem até os dias atuais. Tanto que existem versões forjadas aos montes na web, além de FAQ´s e anti-FAQ´s absurdas sobre ele; ou mesmo editadas, desde versões simples até bem elaboradas falando em uma associação de Lovecraft ao famoso ocultista Aleister Crowley (figura à esquerda). Inúmeras seitas e ordens ocultistas afirmam possuir volumes deste livro. O próprio ocultista Aleister Crowley, dizem que afirmava possuir esta obra. Suspeita-se também que Lovecraft tenha se baseado em um Necronomicon "real" para inventar o seu, dizem que ele se baseou no grimório real Liber Logaeth do Dr. John Dee (1527-1608) para isto, ou mesmo que exista uma obra como esta... O fato é que Lovecraft desde garoto pesquisara na biblioteca de seu avô sobre mitologia grega, suméria, maia, etc e pode vir dai a fonte de inspiração para este livro. O próprio nome do autor imaginário do Necronomicon Abdul Alhazared, foi o apelido que adotou Lovecraft após ler As Mil e Uma Noites na referida biblioteca. Voltando ao assunto do mito que virou o Necronomicon (também conhecido como "O Livro dos Mortos"), os seguidores do ocultista, matemático e astrólogo Dr. John Dee (http://www.johndee.org) acreditam que o mesmo teve secretamente uma cópia do Necronomicon, além do já citado Liber Logaeth. Isto, provavelmente se deve a referência que Lovecraft fez a ele num trabalho em que pretendia traçar a origem histórica deste livro. Nesta história Lovecraft mistura elementos reais da história com a ficção de tal forma detalhada. O texto abaixo "History of the Necronomicon" (1927) nos originais de Lovecraft e minha tradução:
A História do Necronomicon
O título original era Al-Azif, azif era a palavra utilizada pelos árabes para designar o som noturno (produzido pelos insetos) que, se supunha, ser o uivo dos demônios.   Escrito por Abdul Alhazared, um poeta louco de Sanná, no Yemen, que se supõem ter florescido durante o período dos califas Ommiade, perto de 700 A.C. Ele visitou as ruínas da Babilônia e os subterrâneos secretos de Memphis, e passou dez anos sozinho no grande deserto do sul da Arábia - o Roba El Khaliyeh ou "Espaço Vazio" dos antigos – o deserto "Dahna" ou "Crimson" dos árabes modernos, que se supõem habitado por espíritos malignos e monstros da morte. Deste deserto coisas estranhas e inacreditavelmente maravilhosas dizem esses que pretenderam penetrá-lo. Em seus últimos anos de vida Alhazred permaneceu em Damasco onde escreveu o Necronomicon (Al-Azif) e de sua morte final ou desaparecimento (738 A.C.) se cotam muitas coisas terríveis e contraditórias. Ele é mencionado por Ebn Khallikan (biografo do século XII) conta que foi pego por um monstro invisível em plena luz do dia e devorado horrivelmente em presença de um grande número de testemunhas aterrorizadas. De sua loucura muitas coisas são ditas. Ele pretendia ter visitado a fabulosa Irem, ou Cidade dos Pilares, e haver encontrado abaixo das ruínas uma inominável cidade deserta os anais secretos de uma raça mais antiga que a humanidade. Ele era apenas um muçulmano não praticante, adorava entidades desconhecidas que ele chamava Yog-Sothoth e Cthulhu. 
Em 950 A.C. o Azif, que havia circulado em secreto entre os filósofos da época,  foi secretamente traduzido para o grego por Theodorus Philetas de Constantinopla com o título de Necronomicon. Durante um século e devido a sua influência provocou acontecimentos horríveis, até que foi proibido e queimado pelo patriarca Miguel. Desde então não temos mais que vagas referências do livro, mas (1228) Olaus Wormius encontra uma tradução latina posterior a Idade Média, e o texto em Latim foi impresso duas vezes – uma no século XV em letras góticas (evidentemente na Alemanha) e outrora no século XVII (provavelmente Espanha) ambas as edições existiam sem marca de identificação, e haviam sido datadas só por evidencia tipográfica. A obra (tanto latina quanto grega) foi proibida pelo Papa Gregório IX em 1232, pouco depois que sua tradução latina, fosse um poderoso foco de atenção. O árabe original se perdeu na época de Wormius, tal como indicado no seu prefácio e nunca se viu a cópia grega (que foi impressa na Itália entre 1500 e 1550) desde que se incendiou a biblioteca de um colecionador particular de Salem em 1692. A tradução feita pelo dr. Dee nunca foi impressa, e existe apenas um fragmento recuperado do manuscrito original. Dos textos latinos agora existe um (século XV) está guardado no Museu Britânico, enquanto outra cópia (século XVII) está na Biblioteca Nacional de Paris. Uma edição do século XVII está na Widener Library em Harvard, e na Biblioteca da Miskatonic University em Arkham. Além disto na Biblioteca da Universidade de Buenos Aires. Numerosas outras cópias provavelmente existem em segredo, e uma do século XV existe um rumor persistente que forma parte da coleção de um célebre milionário norte americano. Um rumor ainda vago acredita numa cópia do século XVI. O texto grego na família de Pickman em Salem; mas se isto foi assim preservado, isto desapareceu com o artista R.U. Pickman, que desapareceu cedo em 1926. O livro é severamente proibido pelas autoridades da maioria dos países, e por todo os ramos de organizações eclesiásticas. Sua leitura pode trazer terríveis conseqüências. Acredita-se pelos rumores que circulam deste livro (de que relativamente poucos dos públicos gerais conhecem). Crê-se que R.W. Chambers se baseou neste livro para sua novela “The King In Yellow”. 
Cronologia
730 A.C   Al Azif escrito em Damascus por Abdul Alhazred 
950 A.C Traduzido para o grego como Necronomicon por Theodorus Philetas
1050 Queimado pelo Patriarca Miguel  (i.e. texto grego) – Texto árabe é perdido.
1228 Olaus Wormius traduz do grego para o latim
1232... Edição latina (e grega). Proibida pelo Papa Gregório IX 
14... Edição impressa em letras góticas (Alemanha) 
15... Texto grego impresso na Itália.
16... Impressão hispânica do texto latino.
     Citações diversas
    Nos contos "The Nameless City" (1921); e, "The Call of Cthulhu" (1926), frases que se supõe do Necronomicon:

'That is not dead which can eternal lie,
And with strange aeons even death may die'.

Não está morto o que pode eternamente jazer, e após eras estranhas, até mesmo a morte pode morrer"

É importante dizer aqui também que a primeira menção a este livro em sua vasta literatura cósmica, conhecida como "Os Mitos de Cthulhu" se deu no conto "The Hound" de setembro de 1922 e publicado em fevereiro de 1924 na Weird Tales:

'Alien it indeed was to all art and literature which sane and balanced readers know, but we recognized it as the thing hinted of in the forbidden Necronomicon of the mad Arab Abdul Alhazred; the ghastly soul-symbol of the corpse-eating cult of inaccessible Leng, in Central Asia'.

Ele era com certeza muito diferente de toda arte e literatura que os leitores são e equilibrados conhecem, mas nós o identificamos com a coisa sugerida no proibido Necronomicon do insano árabe Abdul Alhazred, o medonho símbolo espiritual do culto necrofágico da inacessível Leng, na Ásia Central.

 
    Alguns juram que o Necronomicon realmente existiu, ou existe, e que Lovecraft obteve informações sobre o livro e transferiu para suas histórias. Outros, no entanto, garantem que ele jamais existiu de fato, sendo inteiramente criação da mente do escritor, que é minha opinião.
    Lovecraft ficou famoso não apenas por essa concepção, mas também por idealizar  outros livros tidos como “malditos”, geralmente relacionados com os seres das estrelas, alienígenas que estiveram na Terra milhões de anos atrás, criando raças de escravos e instalando suas cidades amaldiçoadas em várias partes do planeta. Estes seres foram expulsos da terra por seres ainda mais poderosos, também vindos do espaço, e foram aprisionados em mundos paralelos ou numa tumba no fundo dos oceanos com o caso do grande Cthulhu. Este, dos oceanos. vive a se comunicar com os homens através de sonhos para que estes com o auxílio do Necronomicon e os rituais nele contidos apressem a volta deles - os demônios, mesmo antes do alinhamento estelar. Os chamados Grandes Antigos, e é sobre estes seis Grandes Antigos (Azathoth, Yog-Sothot, Nyarlathotep, Hastur, Cthulhu, Shub-Niggurath), que nos fala o maldito e temido livro Necronomicon.
    Algumas pessoas dizem que o Necronomicon é um livro de magia, um grimório, mas na verdade ele foi concebido como um livro que traz os conhecimentos desses seres ancestrais, assim como a história de sua passagem por nosso planeta e fórmulas para se acessar dimensões paralelas nas quais eles continuariam existindo. E além disso todos os segredos sobre o universo e suas galáxias, o presente, passado e futuro estariam no livro - uma espécie de Bíblia negra ou do mal. A simples leitura seria capaz de levar uma pessoa à loucura; e, quando isso não acontecesse, o contato com os conhecimentos secretos inevitavelmente subverteriam a mente humana de tal maneira que a pessoa estaria condenada para toda a eternidade. Poucos seriam aqueles que não se perturbariam muito com sua leitura.
     Referências
    Muitas são as histórias que tratam do Necronomicon, mas a principal é "The Dunwich Horror" (1928). Fora este tem outros contos sobre o Necronomicon: “The Festival” (1923), “The Descendant” (1926), “The Call of Cthulhu” (verão de 1926), "The Case of Charles Dexter Ward" (Janeiro - 1 Março 1927), “The Last Test” (1927), “Medusa’s Coil” (Maio 1930), “The Whisperer in Darkness"(24 Fevereiro - 26 Setembro 1930), "At the Mountains of Madness" (Fevereiro - 22 Março 1931), “The Dreams in the Witch House” (Janeiro - 28 Fevereiro 1932), “The Horror in the Museum” (Outubro 1932), “Through the Gates of the Silver Key” (Outubro 1932 - Abril 1933), “Out of the Aeons” (1933), “The Thing on the Doorstep” (21 - 24 Agosto 1933), “The Shadow out of Time” (Novembro 1934 - Março 1935), “The Diary of Alonzo Typer” (Outubro 1935), e “The Haunter of the Dark” (Novembro 1935).
Nas cartas a seus amigos do "Círculo de Lovecraft" ele também menciona o livro, exemplo:
To Robert Bloch (early to mid July 1933):

As for the “Necronomicon”—this month’s triple use of such allusions is bringing me in an unusual number of inquiries concerning the real nature & obtainability of Alhazred’s, Eibon’s, & von Junzt’s works. In each case I am frankly confessing the fakery involved.
     Outros livros malditos
    Dentro do mito de Cthulhu existiam outros livros imaginários além do Necronomicon. Vamos falar de alguns deles brevemente, lembrando que para saber mais a respeito só mesmo lendo os livros da mitologia lovecraftiana. Também falaremos de alguns contos que contém informações e referências sobre eles, vamos a alguns:
Liber Ivonis, The Book of Eibon ou Livre d'Eibon
O autor imaginário é Caius Phillipus Faber, com sua língua original em Latim, foi traduzido para o Inglês e o Francês. É originário do séc. IX. É uma idéia de Clark Ashton Smith. Nos contos: "The Dreams in the Witch House", "The Thing on the Doorstep", "The Shadow Out of Time" e "The Diary of Alonzo Typer", existem referências a ele.
Celaeno Fragments
Dr. Laban Shkewsbury é o autor imaginário deste livro em 1915, disponível apenas em Inglês. O livro é atribuído a August Derleth.
G’harne Fragments
O autor imaginário é Sir Amery Wendy-Smith, disponível apenas em Inglês, editado em 1919. É referido a Brian Lumley.
The King in Yellow
Autor imaginário desconhecido. Tem-se apenas em Inglês e foi editado em 1895, até o ano de 2009 não foi ainda editado no Brasil. É um trabalho de Robert Chambers que teve um sucesso muito grande no passado, mas que hoje praticamente desapareceu. É mencionado em "History of the Necronomicon".
Pnakotic Manuscripts (or Fragments)
Invenção de Lovecraft, embora encontrei atribuições a este livro como sendo criado por Robert Chambers (quem souber o certo me avise). Foi editado no século XV e tem a disposição apenas a versão em Inglês. Nos contos: "The Other Gods" e "The Dream-Quest of Unknown Kadath", existem referências a ele.
Cult des Goules
O autor imaginário é Comte d'Erlette em 1702, em Francês. Por causa dos ancestrais franceses de Derleth (chamado D'Erlette). É mencionado raras vezes: "The Shadow Out of Time", "The Haunter of the Dark". Aqui há uma dúvida se é Robert Bloch ou Derleth o idealizador, mas é mais provável que seja Derleth.
De Vermis Mysteriis
O autor imaginário é Ludvig Prinn em 1542. Este nome em latim é de Lovecraft. Originalmente Robert Bloch, que foi quem o concebeu chamava-o de "Misteries of the Worm". É mencionado em "Shadow Out of Time", "The Diary of Alonzo Typer", "The Haunter of the Dark".
The Eltdown Shards
Criação de Richard F. Searight, um dos principais correspondentes de Lovecraft.
The Book of Iod
"Bells of Horror" foi o livro de  Henry Kuttner publicado em 1939 onde foi citado pela primeira vez este livro.
Seven Cryptical Books of Hsan
Mencionados em conjunção com os Pnakotic Manuscripts (or Fragments).
The People of the Monolith
O autor imaginário é Justin Geoffrey em 1926. É mencionado em "The Thing on the Doorstep" e no conto de "The Black Stone" de Robert E. Howard. É uma criação de Robert E. Howard.
Unaussprechlichen Kulten, Black Book, or Nameless Cults
O autor imaginário é Friedrich von Junzt. É uma concepção de Robert E. Howard no seu conto "The Children of the Night" (1931). Existe uma dúvida se a criação é de 31 ou 39, mas deve ser de 31. No próximo ano Lovecraft deu-lhe um título alemão e autor - "Ungenennte Heidenthune". Este título foi renegado, pois era de difícil pronuncia. Finalmente August Derleth mudou para sua forma definitiva que significa em português: "Culto Impronunciável". É mencionado em "Out of Aeons".
     Filmes sobre o Necronomicon
    Quanto aos filmes sobre o Necronomicon, eu recomendo: "Evil Dead 2 - Dead by Down" - 1987, em português "Uma Noite Alucinante 2". Remake do primeiro filme e superior ao original em efeitos especiais e clima, conta à história de um grupo de jovens que vão a uma cabana e descobrem o Necronomicon, utilizando o livro eles liberam demônios na floresta. Imperdível! Tem também o filme: "Necronomicon - The Book of the Dead" - 1994. Traz Lovecraft como personagem do filme. Ele vai a biblioteca duma ordem religiosa em busca do Necronomicon e inventa uma história para os monges dizendo que apenas vai pesquisar livros para seus escritos. Ao ler o Necronomicon ele faz anotações e nos é contado três histórias: The Drowned, The Cold, Whispers. Fora isto a história principal se desenrola. Os efeitos especiais deixam um pouco a desejar, mas o filme não decepciona. Obviamente existem outros filmes sobre o tema, mas os mais interessantes e "fáceis" de se encontrar (inclusive em DVD). Fora isto tem um VHS de um filme sobre o Necronomicon chamado "Cast of Deadly Spell", quem assistiu gostou...
     Os Mitos de Cthulhu- parte II (conclusão)
    Existe bastante polemica sobre se os "Mitos de Cthulhu" podem ser considerados uma verdadeira mitologia, ou mesmo uma pseudo-mitologia. Tendo todas as características de qualquer outra mitologia, desde um panteão de deuses a um conjunto de lendas (os contos de Lovecraft e outros), foram criados de uma forma perfeitamente artificial e intencional por um conjunto restrito de escritores. Não tiveram a sua gênese nas tradições e crenças de uma civilização, como seria normal numa mitologia. As obras desta mitologia fazem constantemente referências a elementos presente em outros livros, por isto é muito comum vermos termos como: Arkham (a principal cidade-palco de suas histórias), Mistakatonic University, a vila portuária mal assombrada de Innsmouth, e outras coisas mais presentes em muitas de suas histórias.    August Derleth, autêntico embaixador da obra de Lovecraft e defensor da idéia de considerar "Os Mitos de Cthulhu" uma mitologia, tentou de certa forma a sua sistematização. Procurou determinar que contos de Lovecraft e outros pertenciam aos mitos, e esclarecer aspectos focados de uma forma vaga e imprecisa nessas histórias. Chegou a pretender associar algumas entidades dos mitos com os quatro elementos naturais: ar, água, terra e fogo.
    Lin Carter, no seu ensaio “Deamon-Dreaded Lore”, considera que este tipo de sistematização é negativa na medida em que faz desaparecer o fator que considera mais importante nas histórias de Lovecraft: o medo do desconhecido e do incompreensível. Na sua opinião Lovecraft descreve de forma vaga muitos aspectos dos mitos propositadamente, para criar uma aura de mistério e tensão. Os contos de Lovecraft abordam freqüentemente o confronto de seres humanos com realidades e desígnios totalmente alienígenas, e que são para eles compreensíveis.
    De forma um pouco marginal ao núcleo central do seu trabalho, e sob a influência de Lord Dunsany, Lovecraft escreveu algumas histórias oníricas, passadas numa dimensão de sonhos, as chamadas "Dreamlands". A história central deste ciclo é “Os Sonhos a Procura da desconheçida Kadath” e narra as aventuras de Randolph Carter (alter-ego de Lovecraft e seu grande personagem de muitos trabalhos), um homem que quando sonha se vê transportado para um outro plano de existência, semelhante a uma terra medieval povoada de criaturas fantásticas. "Dreamlands" são aparentemente um lugar de paz e tranqüilidade, habitado por criaturas próprias do imaginário infantil. Este sonho pode por vezes transformar-se em pesadelo, dando lugar aos mais horríveis monstros e criaturas. Embora de uma forma dispersa, Lovecraft estabelece algumas relações entre estes lugares e o corpo central dos mitos.
    Alguns contos de Lovecraft definitivamente não fazem parte dos mitos como por exemplo "A Arvore" e "Os Gatos de Ulthar", mas que não deixam de forma algum de ter um excelente qualidade.
    Existem ainda alguns paralelismos que podem ser traçados entre a vida de Lovecraft e alguns aspetos dos mitos. Desde muito pequeno que Lovecraft gostava de ler as “Mil e Uma Noites”, fascinando-o especialmente um personagem árabe misterioso. A analogia com o Necronomicon e Abdul Alhazared é inevitável, tanto que era por este nome que ele gostava de ser chamado quando criança. A sua repulsa por peixe e comida marinha faz lembrar “A Sombra sobre Innsmouth”, onde a decadente população da cidade pesqueira de Innsmouth tem estranhas relações com os Deep Ones, anfíbios humanóides que imitem um repugnante odor de peixe. Falando nisto tem um filme muito interessante sobre Lovecraft que se chama "Dagon" ele é baseado no conto de mesmo nome e na "A Sombra sobre Innsmouth", principalmente... é um dos poucos filmes bons,  dando um boa idéia dos mitos (Necronomicon, Sonhos da casa da bruxa, Dagon, Re-Animator, Evil Dead 2, Call of Cthulhu em P&B pra mim são os melhores filmes até hoje).

      O Fim do Círculo de Lovecraft ou Círculo dos Mitos
    Os vários autores dos mitos seguiam um acordo tácito de criar nas suas histórias um ou dois deuses exteriores, um Great Old One, um tomo arcano e uma cidade assombrada por cultos obscuros e lendas sombrias. Com pequenas variações, os diversos elementos do círculo cumpriam as “regras do jogo” ao escrever para "Os Mitos de Cthulhu".
    Era muito freqüente os membros do círculo “brincarem” uns com os outros colocando referências a outros autores dos mitos de uma forma mais ou menos explícita nas suas histórias. Em 1935 Robert Bloch pediu autorização a Lovecraft para o utilizar como personagem principal num conto. Lovecraft concorda e Bloch torna-o o herói em “O Bamboleiro das Estrelas”, matando-o no fim da história às mãos de um monstro alienígena. Lovecraft obtém a sua vingança “matando” Robert Blake, um alter-ego de Bloch em “The Haunter of Dark”. O autor do tomo “Cultes des Goules” imaginado por Bloch, Comte D’Erlette, é uma alusão clara a August Derleth. O nome Klarkash-Ton, de alto-sacerdote da Atlântida num trabalho de Lovecraft, constitui uma paródia a Clark Ashton Smith. Vários outros exemplos poderiam ser citados…
    Edmund Wilson criticou e ridicularizou mesmo Lovecraft por este usar muita adjetivação na sua escrita. Era considerado que um bom conto de ficção não deveria socorrer-se de muita adjetivação, mas que os próprios acontecimentos e descrições é que deviam sugestionar o leitor. Se uma visão é horrível, o próprio leitor deveria aperceber-se disso, nunca deveria explicitamente ser dito: “a visão é horrível”. O que é fato é que tanto Lovecraft como diversos dos seus seguidores mantiveram sempre o uso de adjetivação muito rica, o que se tornou uma característica distintiva dos contos dos mitos. Em sua defesa Robert Price considera que estes adjetivos podem ter um efeito quase hipnótico no leitor, despertando a sua própria noção dos conceitos que encerram e inflamando a sua imaginação.
    A morte de Lovecraft constituiu um choque para os elementos do círculo, assim como uma surpresa, visto que este não lhes tinha dado qualquer indicação na sua correspondência de que estivesse doente. Este acontecimento causou uma quebra temporária no trabalho relacionado com os mitos. Citando Robert Bloch, “o jogo tinha perdido toda a piada”. Nos anos 40 e 50, Robert Bloch, August Derleth e outros continuaram a escrever histórias dos mitos. Em 1964 Ramsey Campbell, um jovem escritor britânico, dá a sua contribuição com o apoio de Derleth. Em 1971 ainda outro britânico, Brian Lumley, junta-se ao grupo. O círculo não morrera verdadeiramente com Lovecraft, subsistindo de uma forma muito dispersa até aos dias de hoje.
 
 
     Tradução dos termos dos Mitos de Cthulhu
 
    Sempre foi grande e polêmica a tradução de termos relativos ao 'Mitos de Cthulhu", além de tradução realmente equivocadas em alguns livros, de forma que amigos do 'Yahoo Grupo Culto Lovecraftiano' debateram muito sobre qual o melhor método ou não de se traduzir e os termos (e suas variações), pra que fossem usados de forma mais coerente na língua portuguesa e também servisse de padrão para futuros livros:
 
     FAMOSA FRASE DO NECRONOMICON
 
'That is not dead which can eternal lie. And with strange aeons even death may die'

'Não está morto o que pode eternamente jazer, e após eras estranhas, até mesmo a morte pode morrer'

OS ADJETIVOS PÁTRIOS DEVEM SER TRADUZIDOS:


Mordiggian - Mordiggiano
Lemurian - Lemuriano
Yithian - Yithiano
Xothian - Xothiano

NOMES PRÓPRIOS DOS MITOS E RAÇAS NÃO DEVEM SER TRADUZIDOS:

Nodens
Cthulhu
Chaugnar Faugn
Mi-go
Shoggoths
Azathoth
Tsathoggua
Gug
Miri Nigri
Nagaee
Felch
Y’Golonac
Eihort
Nyarlathotep
Hastur
Dis
Shub-Niggurath
Yog-Sothoth
Ghoul (se quiser traduzir usar o termo ‘carniçal’)

NOMES PRÓPRIOS DE LOCALIDADES NÃO DEVEM SER TRADUZIDOS:


Arkham
Celephaïs
Providence
Innsmouth
Dunwich
Abdul Alhazred
Dreamlands – Terra dos Sonhos (exceção)
Kingsport
R’lyeh
Benefit Street
Miskatonic University (se quiser traduzir, traduza por ‘Univerdade Miskatonic’ sem aportuguesar para Miscatônica, ou algo do tipo...)
Devil Reef – Recife do Diabo (exceção)

NOME DE TOMOS E LIVROS DOS MITOS NÃO DEVEM SER TRADUZIDOS


Necronomicon
Cultes des Goules
De Vermys Misteriis
Pnakotic Manuscripts – Manuscritos Pinakóticos (este aqui abrimos uma exceção, não aportuguesar para Pinacóticos)
Livre d'Ivon
Unaussprechlichen Kulten
Cthaat Aquadingen

TERMOS QUE PODEM OU NÃO TER TRADUÇÃO

Color Out of Space (A Cor Vinda do Espaço)

Dark Young - (Cria Negra)

Deep One – Abissal, abissais ou Seres Abissais funcionam bem

Dimensional Shambler - (Andarilho Dimensional)

Flying Polyp - (Pólipo Voador)

Formless Spawn - (Prole Amorfa)

Hound of Tindalos - (Cães de Tindalos ou Mastim de Tindalos)

Hunting Horror - (Horror Caçador)

Nightgaunt - (Espreitador Noturno)

Sand-Dweller - (Habitante da Areia)

Space Eater - (Devorador do Espaço)

Cthulhu Mythos – (Mitos de Cthulhu ou Mythos de Cthulhu)

Star Vampire - (Vampiro Espacial)

Fungi from Yuggoth - (Fungos de Yuggoth)

Elder Things - (Seres Ancestrais)

Rat-Thing - (Coisa-Rato)

Elder Gods - (Deuses Antigos)

Other Gods - (Outros Deuses)

Outer Gods - (Deuses Exteriores)

Great Old Ones - (Grandes Antigos)

Elder Sign - (Símbolo Antigo)

Gambrel roof – telhado gambrel

OUTROS TERMOS UTILIZADOS

Belfry = campanário
Willow = salgueiro
Eldritch = sobrenatural
 
      Os problemas de sistematização dos mitos (epílogo)
    Ao revisar constantemente este artigo cheguei a conclusão que o melhor é apenas dar uma idéia geral para quem vai ler sobre os mitos, para que o novo leitor de Lovecraft não fique deslocado. Acreditando ou não nesta sistematização, uma boa leitura é livro de Harms, Daniel. The Encyclopedia Cthulhiana (2nd ed.), Oakland, CA: Chaosium, 1998, referência sobre o tema. Mas, mesmo para estudiosos sobre o tema há divergências, por exemplo o termo "Outer Gods" que foi usado pela empresa de RPG Chaosium pela primeira vez, e muitos não concordam dizendo que não há diferença destes e dos "Great Old Ones", é verdade que fora isto existem seres menores como o caso dos Deep Ones que servem Dagon. Considerando isto e os problemas que falamos em sistematizar algo que não foi deveras planejado é caminhar para erros sérios.  Por fim acho que minimamente estudamos os mitos, agora só resta lhes desejarem ótimas leituras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário